Pular para o conteúdo

Apague a luz

março 27, 2009

divulgação

divulgação

“O último a sair apague a luz”. A frase é conhecida por todos e a ordem, se aplicada, pode ser de grande valia. É desta maneira que a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) busca persuadir a comunidade academia na luta em prol do meio ambiente.

A Unisinos adotou o programa Energia Positiva de uso consciente de luz, água e papel, buscando um novo comportamento na utilização dos recursos. Segundo dados divulgados pela universidade, no site do programa, no período entre janeiro de 2007 a setembro de 2008 foram registrados, em todo campus, mais de duas mil ocorrências de salas, corredores e banheiros vazios com luzes acessas após as 22h30. O objetivo é evidenciar a importância da adoção de pequenos gestos, como desligar aparelho de ar-condicionado quando não estiver ninguém na sala ou só imprimir quando for realmente necessário, que são ações formadas da consciência ecológica.

Entre os alunos, a aceitação do programa é grande. Para a estudante de jornalismo Juliana Brião, de 22 anos, a ação é positiva, pois a maioria das pessoas sabe que tem que fazer isso, mas são poucas as que fazem. “A Unisinos ta fazendo a parte dela eu acho legal a iniciativa de abrir os olhos não só dos alunos, mas também dos professores, funcionários, enfim de todos aqueles que passam boa parte do seu tempo na universidade”, destaca Juliana.

O estudante, também de jornalismo, Gustavo von Scharten Heldt, 23 anos, acredita que esse tipo de ação deve partir principalmente do acadêmico, pois é formador de opinisão. “A Unisinos se preocupa muito com o meio-ambiente. Isso é ótimo, desde que ganhe guarida na preocupação e atitude de seus alunos. Acho que uma lâmpada apagada também pode ser uma boa ideia é um bom ideal, lema e slogan”, diz Gustavo.

Há 13 anos, a Unisinos vem desenvolvendo projetos na área ambiental, como o Verde Campus, que precede a criação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A obtenção da certificação ISO 14001, em 2004, pela universidade também comprova a preocupação com o meio ambiente.

Como racionar?

Além de apagar a luz, existem várias outras maneiras de praticar o consumo racional de energia. Confira algumas das dicas do programa:

Iluminação

* Aproveite ao máximo a luz natural, abrindo cortinas e persianas, eliminando a necessidade de lâmpadas acesas
* Ambientes desocupados não precisam de lâmpadas acesas. Apague a luz ao sair
* Lâmpadas fluorescentes, além de serem de duas a quatro vezes mais eficientes que lâmpadas incandescentes, têm uma vida útil mais de 10 vezes maior

Ar-condicionado

* Mantenha fechadas todas as portas e janelas do ambiente quando o aparelho estiver ligado
* Ajuste a temperatura do aparelho de acordo com o clima externo
* Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente
* Desligue o aparelho quando o ambiente ficar desocupado
* Procure manter o filtro limpo, pois a sujeira prejudica o seu funcionamento

Computadores

* Mantenha ligado apenas o aparelho que estiver sendo utilizado
* Ao deixar o local de trabalho ou sala de aula por mais de uma hora, desligue o computador
* Atenção: o processo de acionamento e desligamento frequente do computador consome bastante energia. Se a pausa for de menos de uma hora, deixe-o em modo de economia de energia ou em espera

Elevadores

* Procure utilizar a escada sempre que possível, principalmente se for para subir ou descer poucos andares. Além de ser saudável, economiza energia
* Respeite o número de passageiros ou o peso máximo indicado, não sobrecarregue o elevador
* Aperte apenas uma vez o botão de chamada

Anúncios
One Comment leave one →
  1. março 27, 2009 11:29 pm

    Não vou me ater aos posts. Três matérias em apenas um dia é um bom rítmo. Espero que assim continue. Adorei o visual, os assuntos abordados hoje. Gostei das inovações. Pessoas entrevistadas. Muito profissional. Curti de montão.

    Abração Cris.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: