Pular para o conteúdo

Garrincha e Elza Soares:Paixão, Futebol e Música, ao extremo

junho 25, 2009
1976- Elza Soares tem um filho com Garrincha, e volta às rádios com "Malandro"

1976- Elza Soares tem um filho com Garrincha, e volta às rádios com "Malandro"

Há vários casos amorosos entre jogadores de futebol com artistas da música. Mas, nenhum foi tão intenso tanto o romance entre Elza Soares e Garrincha. Nada mais justo, então, dedicar um post exclusivo para o casal.

Elza começava a brilhar na música brasileira com o sucesso estrondoso de “Se acaso você chegasse” , samba de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins. Garrincha estava no auge de sua carreira no Botafogo e titular incontestável na Seleção. E foi numa apresentação da cantora para a Seleção, quando a delegação se preparava para a Copa do Mundo de 1962 que eles se conheceram.

Ela também viajou para o Chile, onde foi disputado o Mundial. Enquanto o gênio das pernas tortas ganhava o bicampeonato praticamente sozinho, após a contusão de Pelé na segunda partida do Brasil, a cantora encantava os convidados de um festival de música organizado paralelamente ao evento esportivo. Começava ali o conturbado relacionamento dos dois, recheado de altos e baixos na carreira de ambos. Nos 16 anos que ficaram juntos, Elza acompanhou as glórias e também a decadência de Garrincha.

A polêmica relação com o jogador virou repertório da cantora. De acordo com Beto Xavier, no livro O Futebol no País da Música, da Panda Books – já citado num post anterior-, Elza gravou duas músicas que de certa forma contam sua trajetória amorosa: Eu sou a outra, de Ricardo Galeno, e Amor Impossível, de João Roberto Kelly. O craque, também, também relevou seu lado musical, Elza gravou dois sambas escritos por Mané Garrincha: Receita de balanço e Pé redondo. Beto Xavier traz, em sua obra, a letra do primeiro samba feito pelo jogador:

“Receita de balanço é de fato um belo samba. Simples e dinanmico, que faz justiça ao título:

Vamos balançar

Cantando

Vamos balançar

Sambando

Vamos Balançar

E deixando a tristeza da vida pra lá” (p.156)

A cantora pagou um alto preço por seu amor a Garrincha: a vendagem de seus discos caiu drasticamente, shows eram cancelados por questões de segurança, ninguém a contratava. Além disso, o Anjo das Pernas Tortas (como foi chamado por Vinícius de Moraes) enfrentou as ameaças por parte do Botafogo que não aceitava seu relacionamento e muitos problemas com dinheiro, durante as várias tentativas de retornar ao seu melhor futebol.O casal tinha uma incrível facilidade para ganhar e perder dinheiro. Compraram várias casas e as perderam pagando dívidas. Todo o dinheiro arrecadado no jogo da Gratidão (o jogo de despedida de Garrincha realizado no dia 19 de dezembro de 1973), eles perderam. Tiveram um filho: Manuel Garrincha dos Santos Júnior. Mas nem o bebê pode mantê-los juntos. No dia 30 de agosto de 1977, transtornado pela bebida, Garrincha agrediu Elza e ela o abandonou. Essa não era a primeira briga dos dois por causa do álcool, mas seria a última.

Garrincha, o craque das pernas tortas, que passou por zagueiros do mundo inteiro, não conseguiu driblar o vício da bebida. E em 1983, o jogador morreu em decorrência  do alcoolismo.

Fonte: XAVIER, Beto. Futebol no páis da música. São Paulo: Panda Books, 2009.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. junho 25, 2009 7:03 pm

    Eu tenho algum tipo de ligação transcendental com esse cara. Não vivi na época dele e nunca faço pesquisa sobre. Apenas ouço o que se fala dele em jogos da seleção brasileira. Lidar com a fama deve ser mais do que anormal, mais do que insuportável. Quanta gente enlouquece pelo excesso de dinheiro que vê de uma vez só ou pela paz que tinha pra ir no mercadinho da esquina e não tem mais. Quando falo da ligação transcendental me refiro ao fato de sempre gostar da energia que “surge no ar” ao ver alguém falando dele ou escrevendo sobre. De repente fomos amigos em outra vida. Talvez eu saiba inconscientemente que ele sofreu por não ter seu talento reconhecido em função da “sombra” de Pelé. Me envolvo com pessoas que sofrem assim. A Elza, atualmente, parece que não anda regulando muito bem da cabeça. Circula pelos shows com o visual da Tina Turner de 30 anos atrás, micro saia, três quilos de maquiagem só nos olhos. Vai saber o que se passa na cabeça dela! A capa do LP vermelho é muito bonita e elegante para os padrões da época. Mais uma pesquisa inteligente e gostosa de se ler. Beijo, Cris.

  2. Samuel permalink
    setembro 1, 2009 7:06 pm

    Adorei esse site vou indicar para meus amigos, Para quem gosta de discussões sobre futebol pode acessar o http://www.futebolforum.co.cc

  3. Sergey (tradutor da Russia) permalink
    dezembro 1, 2009 2:06 pm

    Por favor, sera que alguem poderia me explicar, o que significa PE REDONDO. Se traduzir isso ao russo diretamente, sai uma coisa insensata.
    Estou lendo o livro Estrela solitaria (de Ruy Castro)

  4. helcio jordao permalink
    janeiro 31, 2012 1:45 pm

    O samba é insensato,assim como Mane o samba é coração

    Obrigado pela historia .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: